Você pode escolher seu reprodutor na Vitrine de Touros que temos nas propriedades ou em leilões. Para maiores informações, acompanhe nossas redes sociais.
O Grupo Mônica trabalha na atividade pecuária há 30 anos com foco no desenvolvimento de um plantel da raça Nelore, selecionado entre as melhores e mais tradicionais linhagens desse zebuíno. Somos reconhecidos por ser uma referência em bem-estar animal e pela aplicação de um rigoroso programa de melhoramento genético
Nosso plantel é formado por doadoras, reprodutores e filhotes PO e POI. A missão do Grupo Mônica reside em produzir animais melhoradores para raça Nelore ao estabelecer um padrão genético que seja referência tanto no Brasil quanto na América Latina. Nossas matrizes e reprodutores são avaliados nas principais competições e programas genéticos do Brasil e da Bolívia.
O Nelore é uma raça de gado predominante na pecuária brasileira, com origem nos zebus brasileiros da região indiana de Andra Pradesh. A introdução da raça nelore no Brasil deu-se pelos pioneiros no Triângulo Mineiro entre o final do século XIX e ao longo do século XX, especialmente, entre os anos 1930 e 1960.
Os zebuínos da raça Nelore são reconhecidos pela docilidade, temperamento ativo e habilidade materna, precocidade sexual, rusticidade, acabamento de carcaça, ossatura leve e robusta, pelagem branca ou cinza-claro, comprimento corporal, beleza e, claro, sua adaptabilidade aos diferentes climas e biomas. A raça Nelore se divide em animais que apresentam chifres ou mochos, sendo que ambos os tipos são criados pelo Grupo Mônica.
O Brasil é o maior criador mundial de Nelore com um rebanho de quase 200 milhões de zebuínos Nelore (puro e cruzado), representando cerca de 80% do rebanho do gado de corte no país.
A pecuária de elite utiliza-se de intensa P&D e tecnologias aplicadas, entre elas, a técnica FIV, a clonagem e os cruzamentos avançados. Todos esses motivos marcam a raça Nelore como verdadeira revolução econômica da pecuária brasileira e um forte sustentáculo do agronegócio nacional.
A atuação do braço pecuário na Bolívia dá-se pela Cabaña Mónica, fruto direto do sonho de Mônica Marchett em expandir a excelência genética desenvolvida ao longo das últimas décadas no Brasil. Levamos para o território boliviano alguns dos melhores animais da nossa seleção e demos continuidade ao trabalho de melhoramento genético com foco em eficiência, rusticidade e padrão racial.
Em parcerias com os melhores criadores e cabañas bolivianas, conseguimos enriquecer a genética e adaptar ainda mais nosso plantel ao padrão de excelência genética, produzindo animais que se destacam pela conformação corporal, habilidade materna e desempenho no campo.
A pecuária do Grupo Mônica mantém duas unidades estratégicas na Bolívia:
Cabaña Santa Mônica que é uma propriedade dedicada à seleção de reprodutores PO e POI, bem como produção de embriões de alta qualidade;
Hacienda Jabali figurando como fazenda voltada à cria-e-recria de fêmeas comerciais, com manejo técnico e uso do método FIV.
O trabalho na Bolívia reforça a presença internacional do Grupo Mônica e reafirma nosso compromisso com a excelência genética em diferentes realidades produtivas.
É a propriedade boliviana na qual fazemos a criação de gado PO. Nesta fazenda temos a nossa Vitrine de Touros, além de uma parte de nosso gado comercial, principalmente os bezerros. Hoje a Fazenda Cabaña Santa Monica tem aproximadamente 100 matrizes PO e produz em média 300 embriões por ano.
A Fazenda Javali é onde fazemos a cria, recria e seleção de fêmeas comerciais. Hoje ela possui algo em torno de 10 mil fêmeas comerciais em reprodução. Todas os animais desta propriedade são oriundos de touros nossos e há 2 anos estamos investindo em inseminação artificial para abrir sangue. O projeto futuro da Fazenda Javali é testar nossos reprodutores no nosso ato comercial e PO, com produção antes dos 28 meses, para auxiliar nossos parceiros na escolha de um reprodutor adequado ao seu plantel.
O plantel do Grupo Mônica é formado pelas mais tradicionais e respeitadas linhagens da raça Nelore no Brasil: VR, Brumado e Lemgruber. A base da seleção PO e POI começou com animais registrados no Mato Grosso e se fortaleceu com os leilões realizados em várias localidades do Brasil, adquirindo exemplares de vários criatórios renomados, por exemplo, Agropecuária J. Galera, Fazenda Europa, Agropecuária Mata Velha e Fazenda Sabiá.
A seleção criteriosa do Grupo Mônica esteve focada no aprimoramento de características essenciais da raça Nelore, como carcaça, precocidade, musculatura e beleza animal, fazendo florescer animais com desempenho técnico superior e padrão racial consolidado. O Grupo Mônica está comprometido em produzir animais com desempenho técnico e padrão racial consolidado.
Nossa produção está concentrada em duas unidades:
Fazenda Santa Mônica em Itu/SP, fazenda modelo em genética zebuína e vitrine das matrizes e touros;
Fazenda Amampuri em Rondonópolis/MT, propriedade dedicada ao ciclo de cria-e-recria de matrizes em ambiente otimizado para bem-estar e desempenho.
Santa Mônica é a fazenda brasileira onde fica a nossa Vitrine de Touros. Localizada em Rondonópolis – MT, é onde preparamos os animais para os leilões e eventos dos quais participamos. Hoje temos nesta propriedade aproximadamente 60 touros prontos e 200 bezerros (futuros touros).
Na Fazenda Amampuri temos a cria e a recria das fêmeas do plantel. A estrutura local é totalmente pensada para o bem-estar animal, uma vez que ela é 100% voltada à criação de gado. Nesta propriedade, temos aproximadamente 1200 animais, sendo 450 vacas prenhes.
Em respeito à história e à grande produtividade de nossos animais, mesmo quando as doadoras importantes para o plantel param de produzir, ainda são mantidas em nossa criação. Após sua morte são enterradas em nossa propriedade, evitando assim o descarte para frigoríficos.
Mais do que um grupo de produtores e pecuaristas, o Grupo Mônica encontrou na pecuária zebuína uma verdadeira família unida pela paixão pelo melhoramento genético e do rebanho brasileiro. Esses anos de aprendizado e convivência mobilizaram os compromissos do Grupo Mônica com P&D e a evolução genética do rebanho zebuíno no Brasil e na Bolívia, transformando trabalho e paixão em tradição e legado.
A história do Grupo Mônica com a raça Nelore foi iniciada pela nossa CEO, Mônica Marchett, com as primeiras aquisições de exemplares PO e POI em Uberaba nos anos 1990, também foi transmitida com intensa paixão, cuidado e tino para o nosso vice-presidente, Pedro Marchett.
As três décadas do Grupo Mônica na seleção e no melhoramento genético do Nelore frutificam na admiração e no impecável exemplo dado por grandes amigos criadores da família Marchett. Entre tantos amigos e parceiros, destacamos as figuras indeléveis de Luiz Martins Bonilha Neto (“Bonilhão”), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges (“Arnaldinho”), José Ferreira Pankowski, Luiz Sérgio Junqueira Amaral, Alberto Laborne Valle Mendes (“Betinho”), Carlos Alberto de Souza Celestino (“Beto”), Rubens de Andrade Carvalho (“Rubico”) e, claro, Jonas Barcellos Correa Filho.
Além disso, a tradição pecuária do Grupo Mônica foi construída pelo legado dos seus grandes leilões na Fazenda Santa Mônica em Rondonópolis/MT e na cidade de São Paulo, que frutificaram grandes negócios, conexões profissionais e amizades duradouras.
Nossos animais são criados a pasto com sal mineral e suplementação nas épocas de seca, sempre prezando o bom manejo e bem-estar animal e a seleção genética.
Nossas principais linhagens são VR, Brumado, Lemgruber, Mata Velha, Unimar, Sabiá, Navirai. Sempre prezamos a escolha de animais que nos agradavam fenotipicamente. Buscamos na seleção do nosso gado o que há de melhor disponível, evitando fechar em uma única linhagem. Depois que criamos nossa base com as linhagens VR e Brumado, começamos a introduzir Lemgruber e fazer aquisições de animais de elite nos maiores leilões do Brasil e da Bolívia. Nosso intuito é buscar genéticas novas e consistentes, que possam acrescentar ao nosso plantel.
Você pode escolher seu reprodutor na Vitrine de Touros que temos nas propriedades ou em leilões. Para maiores informações, acompanhe nossas redes sociais.
Tradição e inovação no agronegócio desde 1975. Atuamos com excelência em pecuária de elite, produção agrícola e projetos agroindustriais no Brasil e na Bolívia.
Rua Leopoldo Couto de Magalhães, n.º 110, Conj. 111, São Paulo
Calle Monseñor José Santisteban, n.º 437, Santa Cruz de la Sierra
© Grupo Mônica. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por
Pelicano